SUBMISSÃO DE TRABALHOS

RESULTADO FINAL DAS AVALIAÇÕES

A comissão científica encaminhou por e-mail o resultado final dos trabalhos. Verifique seu spam e caso não tenha recebido ou tenha alguma divergência, entre em contato pelo e-mail [email protected]

A solicitação deve conter o nome e o e-mail do autor principal.

https://congripics2.com.br/wp-content/uploads/2019/10/resultado-final-para-site.xlsx

A curadoria fornece orientação para que os autores possam qualificar a sua submissão. É realizada de forma voluntária por profissionais especialistas.

Podem solicitar autores de relatos de: Experiência em serviços de saúde; Pesquisa em serviços de saúde (não acadêmica); Experiência de movimento social; Experiência com prática popular em saúde Para solicitar a curadoria, encaminhe e-mail para [email protected] com as seguintes informações: Título da experiência; Local da experiência; Período de realização; Eixo temático; Tipo de experiência: ( ) PICS no SUS CNES __________ CBO ________ ( ) PICS e movimentos sociais ( ) PICS e cuidados populares ( ) Outras

Para solicitar a curadoria, encaminhe e-mail

[email protected]

1. Instruções para submissão de trabalhos

O II Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares e  IV Encontro Nordestino de Práticas Integrativas e Complementares (IICONGREPICS/IVPICSNE) receberão resumos de trabalhos para avaliação de 25 de junho até o 11 de agosto 2019, às 23h59min (horário de Brasília). 

1.1 INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO NO SIGAA

Os resumos somente poderão ser submetidos pela internet, por meio do site

https://www.sigaa.ufs.br

VEJA TUTORIAL

1.2 MODALIDADE DE RESUMOS

Deverão  ser submetidos resumos nas seguintes modalidades

  • Relato de pesquisa sobre PICS no SUS
  • Relato de pesquisa sobre PICS em geral
  • Relato de experiência em PICS no SUS
  • Relato de experiência em PICS em geral    

1.3 MODALIDADES DE APRESENTAÇÃO

Poderão ser apresentados nas modalidades 

  • Comunicação Oral  
  • Poster dialogado 
  • Outras linguagens (teatro, vídeo, performance e outros) 

1.4 LIMITE DE RESUMOS POR PARTICIPANTE

Cada participante poderá submeter no máximo dois resumos vinculados a sua inscrição (como primeiro autor), ainda que não haja limite para participação como coautor em trabalhos inscritos por outros participantes. 

Isto é, um autor inscrito somente poderá ser responsável pela submissão de dois resumos.

1.5 INSTRUÇÕES PARA O RESUMO

Fonte: Times New Roman. tamanho 12, espaçamento entre linhas simples

No resumo você deverá especificar a modalidade do resumo:

– Relato de pesquisa sobre PICS (modalidades de submissão 1 e 2)

– Relato de experiência em PICS (modalidades de submissão 3 e 4).

1.5.1. Resumo de relato de pesquisa

Relatos de Pesquisas são trabalhos originais que se orientam por uma pergunta ou hipótese, têm um método científico explicitado e descrevem os resultados criticamente em cotejo com a literatura.

  • Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA, EM NEGRITO E CENTRALIZADO e conter até 170 caracteres, considerando os espaços.
  • Autores: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 10 (dez) autores.
  • Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta. Entre parêntesis, estão o número máximo de caracteres de cada campo, incluindo os espaços. Não incluir citação de referências no resumo, salvo autores clássicos e ou muito conhecidos que dispensam a lista de referências bibliográficas.

Apresentação/Introdução (400)
Objetivos (250)
Metodologia (700)
Resultados (700)
Conclusões/Considerações (450)

  • Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.
  • Conflito de interesses: Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes. 

Observação: Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídos devido à limitação de espaço.

MODELO DE RESUMO DE PESQUISA

1.5.2  Resumo de relato de experiência

Nos resumos de relato de experiência, o(s) autor(es) deve(m) relatar o objeto da experiência, o contexto no qual ocorreu, a descrição da execução (incluindo período de realização, local e sujeitos envolvidos, técnicas adotadas), análise crítica dos resultados, lições aprendidas e contribuições possíveis para o SUS.
Nesta categoria de trabalhos, serão aceitos relatos de experiências que foram desenvolvidas ou estão em curso. Essa categoria não se destina, portanto, à apresentação de resultados de pesquisas científicas.

  • Título: deve ser objetivo, conciso e informativo. O campo deve ser preenchido com LETRAS EM CAIXA ALTA e conter até 170 caracteres, considerando os espaços.
  • Autores: informar nome completo, nome em formato para referência e filiação institucional. Primeiro deve ser informado o autor principal e em seguida, se houver, o(s) coautor(es). Máximo de 10 (dez) autores.
  • Resumo: o texto deve ser objetivo e conciso. Os tópicos a seguir são obrigatórios e possuem campos específicos para preenchimento. Esses campos não devem ser preenchidos com letras em caixa alta. Entre parêntesis, estão o número máximo de caracteres de cada campo, incluindo os espaços.

Período de Realização (100)
Objeto da experiência (150)
Objetivos (300)
Metodologia (500)
Resultados (500)
Análise Crítica (500)
Conclusões e/ou Recomendações (450)

Fonte(s) de financiamento: crédito a órgãos financiadores da pesquisa, se pertinente.

Conflito de interesses: Os autores devem informar qualquer potencial conflito de interesse, incluindo interesses políticos e/ou financeiros associados a patentes ou propriedade, provisão de materiais e/ou insumos e equipamentos utilizados no estudo pelos fabricantes. Veja as orientações constantes no item 3 destas regras.

Observações:

Indicar o período de realização, considerando que não serão aceitas experiências concluídas há mais de três anos.

Gráficos, tabelas, imagens e lista de referências bibliográficas não poderão ser incluídos devido à limitação de espaço.

MODELO DE RELATO DE EXPERIENCIA

2. Eixos temáticos para envio de Resumos

Em todas as modalidades de submissão o trabalho deve ser inscrito em um dos eixos temáticos abaixo:

Racionalidades Médicas (Sistemas Médicos Complexos). Cuidado em PICS na Atenção Primária, Secundária e Hospitalar. Outras práticas de cuidado presentes na PNPIC e Políticas Municipais e Estaduais de Saúde. Outros temas ligados às PICS na atenção em Saúde

Políticas Públicas de PICS no SUS (PNPIC, políticas estaduais, municipais etc.). Gestão das Políticas de PICS em nível municipal, estadual e federal. Integração das PICS no sistema de saúde. PICS e participação social em instanciais políticas (conselhos municipais, estaduais, nacional, CONASS e CONASEMS). Financiamento das PICS. Registros nos serviços. Sistemas de informação. Mídias sociais e divulgação em PICS. Outros temas ligados à gestão das PICS no SUS.

Educação permanente em PICS no SUS. Inserção das PICS em instituições de ensino superior. Formações de PICS em nível técnico. Diretrizes para o reconhecimento e titulação de cursos e o controle de qualidade na formação em PICS. Modalidades de ensino em PICS: EAD, semi-presencial, presencial e estágio supervisionado. Do modelo alternativo ao integrativo na formação: práticas pedagógicas no ensino das PICS. Financiamento do ensino/formação. Outros temas ligados à formação e ensino em PICS.

Pesquisas clínicas e evidências científicas (revisões sistemáticas, integrativas, narrativas, metanálises; estudos de intervenção e observacionais; estudos experimentais; estudos clínicos qualitativos; estudos de caso; outros estudos clínicos; estudos de avaliação e de custo-efetividade). Pesquisas quanti e/ou qualitativas com enfoques sociais, críticos, institucionais, educativos etc. Pesquisas com enfoque epistemológico e teórico, incluindo sistemas de classificação e organização do cuidado com PICS, aspectos filosóficos, históricos, éticos etc. Financiamento de Pesquisas. Outros temas ligados à pesquisa e produção de conhecimento em PICS.

A inserção das PICS em outras Políticas do SUS. Afinidades e diferenças entre saberes e práticas de saúde: PICS, humanização, educação popular em saúde, promoção da saúde, saúde mental, cuidados paliativos, etc. Produções teóricas, conceituais e práticas das PICS em zonas de interface. Outros temas ligados à interface das PICS com o cuidado, a ciência e a sociedade.

Medicinas e saberes tradicionais de cuidado e cura no Brasil e América Latina. Medicina tradicional indígena: aspectos teóricos e práticos. Concepções de saúde-adoecimento e cuidado que incluem a espiritualidade. Outros temas ligados aos saberes tradicionais brasileiros e a espiritualidade na saúde. 

3. Conflito de interesses

Os princípios do II CONGREPICS/IV PICSNE incluem o comprometimento com práticas éticas e transparentes. Alguns tipos de interesses que competem ou são conflitantes com esses princípios são barreiras para a submissão de resumos em qualquer dos formatos aceitos pelo congresso. Outros interesses, apesar de não serem barreiras, devem ser declarados como parte de um processo transparente. O preenchimento do campo existente no formulário relativo a conflito de interesses é uma pré-condição para a submissão de resumos. A Comissão Científica se reserva ao direito de recusar resumos de trabalhos que não se adequem aos valores do II CONGREPICS//IV PICSNE.

Ao se decidir se há ou não potenciais conflitos de interesse a serem declarados, devem ser considerados:

  • Qualquer empresa ou organização que represente qualquer indústria farmacêutica, de tabaco e de alimentos e bebidas; fabricantes de equipamentos e de insumos; prestadores de serviços diagnósticos; corretoras, seguradoras e operadoras de planos de saúde.
  • Organização sem fins lucrativos que receba recursos de qualquer empresa privada, ou que tenha eu seu núcleo gestor mais de 25% de membros empregados por (ou associados a) qualquer empresa privada; e
  • Organização não governamental de interesse comercial/privado.

Potenciais conflitos incluem as seguintes possibilidades de relação entre o autor e as organizações listadas acima:

  • Vínculo empregatício e outras atividades remuneradas: Qualquer vínculo empregatício, consultoria, cargos de diretoria, honorários e outras posições ou associação em qualquer nível.
  • Financiamento a projetos e bolsas de pesquisa: Consultorias, bolsas e honorários de apoio à pesquisa, apoio para a participação em conferências e reuniões, ou para cobrir despesas de viagem, acomodação ou publicações. No caso de pessoas vinculadas a instituições acadêmicas, considerar também fontes de financiamento para projetos de pesquisa e outras atividades acadêmicas.
  • Serviços honorários: Membro honorário da mesa diretiva ou acionista de empresa.
  • Presentes e doações: Presentes, doações e outros benefícios recebidos.
  • Outros interesses: Qualquer outro interesse que o autor prefira declarar para preservar a transparência, ou que possa causar comentários adversos, constrangimento ou outra dificuldade caso sejam tornados públicos por meio de terceiros.
  • Para assegurar a transparência sobre potenciais conflitos de interesse envolvidos no trabalho apresentado, no formulário eletrônico de submissão de resumos, o autor deverá preencher os seguintes campos:
    Você tem interesses potencialmente conflitantes a declarar? 1. Sim 2. Não
  • Em caso afirmativo, detalhe.

4. Processos e critérios para avaliação de resumos

Além da observância aos requisitos dos resumos acima explicitados, o processo de avaliação adotará os seguintes critérios:

  • Adequação aos temas do congresso
  • Relevância, atualidade e natureza inovadora (nova aplicação/contribuição ao conhecimento e às práticas existentes);
  • Adequação conceitual e metodológica para o alcance dos objetivos e dos resultados;
  • Características do resumo submetido no que se refere à organização, capacidade de síntese e clareza de exposição;
  • Adequação do título;
  • Abordagem de produtos, processos, resultados ou argumentos e sua contribuição ao desenvolvimento das PICS no SUS e na sociedade brasileira de forma solidária.

Observações importantes

  • Resumos que não cumpram as exigências descritas não serão aceitos.
  • Resultados com afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados.
  • Todos os trabalhos ao serem apreciados para a seleção poderão ter sugestões de seus autores quanto à modalidade preferencial de apresentação, contudo, caberá à Comissão Cientifica a decisão final, de acordo com os critérios de avaliação.
  • Oportunamente, a Comissão Organizadora comunicará aos autores a data, o horário e o local para apresentação dos trabalhos aprovados.
  • O número de trabalhos aprovados será definido de acordo com os critérios da Comissão Científica e segundo a adequação ao tempo e aos espaços disponíveis para a realização do congresso.
  • Os resumos recebidos serão publicados nos Anais do Congresso sem edição. Por isso, reforçamos a importância da revisão ortográfica e gramatical no preparo dos mesmos. No mesmo sentido, devem ser observadas as orientações referentes ao padrão para preenchimento do título, do(s) nome(s) de autor(es) e do resumo.

5. Apresentação dos trabalhos no Congresso

Os trabalhos aprovados nas quatro modalidades de submissão serão distribuídos em três tipos de apresentação:

5.1. Comunicação Oral

Será disponibilizado audiovisual para apresentação em power-point.
Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em sessões temáticas de Comunicação Coordenada, com duração de 60 minutos e até cinco trabalhos por sessão. Cada trabalho terá dez minutos para apresentação. Após as apresentações, haverá debate com os respectivos autores mediado por um coordenador, a ser designado pela Comissão Científica.

5.2. Poster dialogado 

Apresentação de pôster impresso ou similar, com dimensões de até 90 cm de largura por até 120 cm de altura.

Os trabalhos aprovados nessa modalidade serão apresentados em sessões de 45 minutos. Um dos autores de cada poster deverá ficar durante o tempo da sessão disponível para esclarecimento e discussão com o público e com os avaliadores indicados pela Comissão Científica.

5.3. Outras linguagens

No ato da submissão do resumo, o participante deverá especificar qual é a linguagem adotada e o modo como será realizada: artes visuais (fotografia ou vídeo); artes cênicas e literatura (teatro, sarau); artes plásticas; expressão vocal, instrumental e corpo/dança; outras (especificar).

Ressalta-se que devem constar no resumo os materiais (formatos e suportes necessários) referentes à modalidade de apresentação escolhida e ao tempo necessário para apresentação.

6. Menção Honrosa

Os trabalhos apresentados serão avaliados pela comissão científica e concorrerão à menção honrosa no respectivo eixo do congresso.

7. Certificados e publicação nos anais

  • Será disponibilizado on line (na área restrita do autor responsável pelo resumo) apenas um certificado por trabalho aprovado, no qual constarão os nomes de todos os autores e coautores.
  • Certificados de participação serão disponibilizados on line (na aérea restrita) em até 30 dias após o evento. O participante deverá acessar a sua área restrita, utilizando o seu login e a sua senha no SIGAA.
  • Certificados de apresentação de trabalho nas diferentes modalidades serão disponibilizados on line(na área restrita do autor responsável pelo trabalho), no SIGAA, em até 30 dias após o evento.
  • Os anais serão disponibilizados no site do congresso até o final do mês de dezembro. O arquivo estará disponível para consulta e download de forma irrestrita. Apenas os trabalhos apresentados durante o congresso farão parte da publicação.

O Evento


Venha participar do II CongrePICS e atualize seus conhecimentos!

Então faça sua inscrição clicando no link ao lado e participe!

Inscreva-se aqui!

Contato da comissão organizadora

(79) 9 8813-4386

[email protected]